Julho 6, 2022

Balcão SNS 24 inaugura na Residência Montepio Entrecampos

A Residências Montepio e o Ministério da Saúde acabam de firmar um protocolo para instalação de balcões SNS 24 nas unidades de saúde do Grupo Montepio. Inaugurou hoje o primeiro, na Residência Montepio Entrecampos

Ler mais

Inaugurou hoje, dia 6 de julho, na Residência Montepio Entrecampos, em Lisboa, o primeiro balcão SNS 24. Nos próximos meses, serão gradualmente instalados balcões SNS 24 em todas as residências Montepio.

A instalação do Balcão SNS 24 nas residências Montepio resulta do protocolo firmado entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde EPE, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP e a Residências Montepio – Serviços de Saúde.

Este espaço de atendimento tem por objetivo facilitar e melhorar o acesso aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de forma mais rápida, mais próxima e segura. Através deste novo balcão instalado nas residências Montepio, os utentes, residentes e seus familiares, trabalhadores e colaboradores da Residência, passam a ter acesso a serviços que permitem marcar e cancelar consultas, marcar e realizar teleconsultas, consultar resultados de exames, consultar e renovar receitas de medicamentos, consultar guias de tratamento, ou, ainda, registar dados de saúde para monitorização ou pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, entre outros.

Em cerimónia, estiveram presentes no espaço, esta tarde, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, Luís Goes Pinheiro, o presidente do Grupo Montepio, Virgílio Boavista Lima, e a presidente da Residências Montepio – Serviços de Saúde, Idália Serrão.

Virgílio Boavista Lima define esta parceria como um passo da maior importância para a Residências Montepio que, desta forma, reforça condições para a prestação de “serviços cada vez mais eficientes e de maior qualidade aos seus associados e utilizadores”.

O presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, Luís Goes Pinheiro, salientou que este Balcão do SNS 24 “não é apenas mais um balcão, uma vez que serve quem tem mais dificuldades de mobilidade, quem não está tão confortável com as tecnologias e quem, por natureza da idade, mais acede a serviços de saúde”.

Já para António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, “este é mais um excelente exemplo de como o terceiro setor pode ser um importante parceiro do estado social na criação de respostas de proximidade, ajustadas às necessidades da população, sempre com o cidadão no centro do sistema”.

As entidades parceiras dos Serviços Partilhados do Ministério Público e das Administrações Regionais de Saúde, neste caso a Residências Montepio – Serviços de Saúde, disponibilizam nas suas instalações um espaço Balcão SNS 24 com colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio ao cidadão, constituindo, assim, mais uma porta de entrada no SNS para quem tem menor literacia digital ou não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e deseja aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, que, em muitos casos, já se encontram disponíveis na Área do Cidadão do Registo de Saúde Eletrónico.

Através da assinatura deste protocolo, a Residências Montepio – que disponibiliza uma oferta de serviços multifacetada e de elevada qualidade, quer em instalações próprias (residências assistidas, centros de dia, clínicas de saúde e unidades de cuidados continuados) quer no domicílio (apoio domiciliário e teleassistência) – reforça a atuação na esfera da prestação de cuidados de saúde.

Atualmente, a Residências Montepio – Serviços de Saúde, empresa líder na prestação de cuidados continuados em Portugal, já disponibiliza serviços de saúde à comunidade em geral, através das clínicas instaladas na Residência Montepio Entrecampos e Residência Montepio Montijo, serviço que se prevê venha a ser alargado a novas residências num futuro próximo.