Dezembro 15, 2022

Conferência Procurement 2022 debate estratégias que impactam na liderança das organizações

A edição de 2022 da Procurement Conferência reuniu, recentemente, centenas de profissionais do setor com o intuito de debater temas atuais que impactam na liderança das organizações que têm, atualmente, como prioridades estratégicas a redução de custos, a transformação digital e a gestão de relacionamento com fornecedores
Ler mais

Realizou-se, neste último trimestre do ano, em formato presencial, a edição de 2022 da Procurement Conferência, que reuniu em palco cerca de 20 profissionais do setor das compras e procurement, entre os quais Cláudia Monteiro, Head of Procurement do Grupo Montepio. O objetivo: debater temas da atualidade que contribuam para que esta área e seus profissionais possam “Liderar a transformação”. Sustentabilidade, tecnologia, digitalização e blockchain foram alguns dos temas em destaque. 

Mais do que nunca, cabe ao procurement e às suas equipas contribuir para a estabilidade das organizações e empresas. Equilibrar digitalização e políticas de sustentabilidade num cenário de incerteza, instabilidade global do ponto de vista social e económico, disrupções várias e preços em espiral, não é tarefa fácil.

De facto, a nova diretiva europeia due dilligence veio reforçar a necessidade de as empresas avaliarem toda a sua cadeia de abastecimento e de terem uma visibilidade total dos seus fornecedores para que as regulamentações sociais, ambientais e humanitárias sejam cumpridas. O desafio: construir uma cadeia de fornecimento mais sustentável, resiliente e ética.

Na ocasião, uma primeira mesa-redonda debateu, ao longo manhã, o tema “Procurement Insights: os desafios de quem lidera”, tendo a sessão da tarde iniciado com a segunda mesa-redonda, integrada por Cláudia Monteiro, em representação do Grupo Montepio, e Anabela Pinto, da Bondalti, versando o tema “Sustentabilidade vs Poupança”.  

Através de uma apresentação dinâmica e envolvente, da qual as palavras ‘Talento’, ‘Ambiental’ e ‘Risco’ fizeram parte, as profissionais enalteceram que a preocupação com a sustentabilidade deve ser transversal a todas as equipas nas organizações, reforçando, por outro lado, a necessidade se encontrarem profissionais com skills adequados para a área de negociação.

O painel incorporou, ainda, uma terceira mesa-redonda, sob o tema “Missão: Negociar”, que abordou o estado do setor, as tendências futuras e as necessidades para adaptar pessoas e organizações à mudança.

Esta edição, que reuniu centenas de profissionais do setor, cumpriu, assim, o seu objetivo, impulsionando a proximidade entre profissionais e a partilha de informação e de experiências tão importantes à evolução da atividade.