Novembro 30, 2020
“Construir 100 Nadas Perfeitos – Tributo a Cruzeiro Seixas” em exposição no espaço atmosfera m
No ano em que se celebram 100 anos sobre o nascimento do mais importante protagonista do Surrealismo português, o espaço atmosfera m Lisboa acolhe a exposição “Construir 100 Nadas Perfeitos”, integrada no “Ciclo de Celebração do Centenário de Cruzeiro Seixas”, lamentando profundamente que o autor não tenha chegado a viver este importante dia e não possa visitar o tributo que ora lhe será feito.
A mostra, com curadoria de Carlos Cabral Nunes, celebra a vida e magnificência da obra de Artur Cruzeiro Seixas através de uma seleção de trabalhos inéditos do artista e obras de homenagem realizadas por artistas como Alfredo Luz, Eurico Gonçalves, Javier Félix, entre outros.
O evento de inauguração, que se realiza a 3 de dezembro, entre as 15 e as 20 horas, inclui uma visita guiada à exposição, sessões de poesia a partir da obra poética publicada por Cruzeiro Seixas e performances de arte urbana a cargo do coletivo “Border Lovers”, de Pedro Amaral e Ivo Bassanti.
Será também lançado um catálogo em formato digital que inclui mais de duas centenas de obras de Cruzeiro Seixas, depoimentos de pessoas que lhe eram mais próximas e ainda declarações do Presidente da República, Primeiro-Ministro e Ministra da Cultura, prestadas nos meios de comunicação social aquando o falecimento do pintor, no passado dia 8 de novembro de 2020.
A exposição é uma iniciativa da Perve Galeria em parceria com a Associação Mutualista Montepio e estará patente no espaço atmosfera m Lisboa até 12 de fevereiro de 2021.
A não perder!