Outubro 14, 2024

“Estudos e formas tridimensionais” em exposição no atmosfera m Lisboa

A exposição de pintura “Estudos e formas tridimensionais”, da artista plástica Clotilde Fava, inaugura a 24 de outubro, no atmosfera m Lisboa. Junte-se a nós!
Ler mais

Clotilde Fava, autora da exposição de pintura, apresenta uma evolução lógica através da utilização da técnica de Pastel de Óleo sobre cartão, trazendo à memória Estudos de Formas Tridimensionais, composições geométricas e módulos utilizados nos painéis de cerâmica que realizou em Angola.

 

Onde: Rua Castilho, n.º 5

Quando: 24 de outubro

Horário: 17h00

A exposição estará patente até 29 de novembro de 2024, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Junte-se a nós!

 

Sinopse

Natural de Lisboa, Clotilde Fava foi criada desde cedo no ateliê do seu pai, o escultor Armando Mesquita, seu Mestre ao longo dos anos. Após o liceu, ingressou na ESBAL onde completou o curso de Escultura. Como bolseira da Academia de Belas Artes de Lisboa, integrou o grupo de alunos que participou na Missão Estética de Férias em Leiria, orientada pelo Eng. Santos Simões. Seguiu-se o primeiro emprego como designer gráfica na Companhia IBM Portuguesa. Simultaneamente colaborou com os arquitetos Carlos Tojal, Manuel Moreira e Carlos Roxo em vários projetos e obras.

Em 1965, deixa a IBM e parte para Angola acompanhando o marido. Como escultora, dedicou-se à cerâmica. As várias encomendas nomeadamente de bancos e de outras instituições, levaram-na a conhecer Angola, desde Cabinda a Moçâmedes.
Em 1975, já com 3 filhos, regressou a Portugal onde ingressou no ensino como professora de Ed. Visual. Entretanto, a paixão por África e as suas cores fortes, fez com que voltasse à atividade como artista plástica, desta vez em tapeçaria.

Da tapeçaria passou à pintura em tela, tendo feito a primeira e grande exposição em Lisboa com temas de Angola. Apresentou exposições em galerias e museus em Portugal, França, Espanha, Itália, Alemanha e Macau. Possui obras em museus, instituições e coleções particulares.