Janeiro 10, 2023

Exposição “A Paciência da Sombra” no atmosfera m Lisboa

O espaço atmosfera m Lisboa inaugura, no próximo dia 19 de janeiro, às 17h, a exposição de fotografia “A Paciência da Sombra”, da autoria de Veríssimo Dias

Ler mais

A galeria expositiva do espaço atmosfera Lisboa acolhe, a 19 de janeiro, pelas 17h00, a inauguração da exposição de fotografia “A Paciência da Sombra”, de Veríssimo Dias. Uma apresentação de trinta imagens que prestam tributo à sombra. A luz vem por acréscimo. 

Mais do que reconhecer nas fotografias da exposição facetas tangíveis da realidade, bem reconhecíveis, o autor espera dos espectadores, sobretudo, interpretações. Num e noutro caso, o motivo condutor principal residiu na paciência. Há casos de horas de preparação e muitos segundos, senão minutos, na captura. Mesmo os instantes decisivos, foram produto de espera e de uma espécie de longanimidade.

 A exposição estará patente até 3 de março, com entrada gratuita. 

Aguardamos a sua visita!

 

Onde: atmosfera m Lisboa, Rua Castilho, n.º 5
Quando: 19 de janeiro a 3 de março de 2023. Segunda a sexta-feira, entre as 9h e 19h.

 

Exposição “A Paciência da Sombra” por Ana Margarida de Carvalho 

As imagens são assim: contêm um tal poder simbólico, apelam a outras, convocam reminiscências, convidam as nossas histórias privadas, distanciam-se para o curso geral dos acontecimentos, concentram a duração num momento: aquele em que são elas que nos interpelam e parece que já não somos nós a olhar para elas, são elas que olham para nós. E apanham-nos desprevenidos, incautos e desavisados, porque na verdade somos também nós capturados por essa lente, e produz-se o tal efeito espelho, contemplamo-nos a nós próprios e todas as imagens que armazenámos cá dentro entram em diálogo. No lastro do fotógrafo que procura a sombra para encontrar a luz.  

 

Biografia

Veríssimo Neves Dias. Engenheiro e biólogo. Na última dezena de anos trabalha, sobretudo, em tratamento de efluentes. Por vezes, fornece também consultoria em temas de ecologia, biogeoquímica e ordenamento do território.

Fotografa desde a juventude e tem 5 livros publicados, sobretudo de retratos. Para além deste género, fotografa ainda paisagem, abstratos e arquitetura. Expressa-se a preto e branco. Vê na fotografia, tanto a arte de captar instantes, como a de registar a passagem do tempo. 

Para além da captura da luz que melhor se adequa às imagens, norteia-se, permanentemente, pela colocação certa das sombras, que considera uma espécie de sal da luz!