Novembro 8, 2023

Exposição de encerramento CRIDEM GALLERY 2022

O espaço atmosfera m Lisboa, acolhe, a 23 de novembro, a inauguração da exposição de encerramento do CRIDEM GALLERY 2022, que reúne uma seleção de peças de arte do Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual

Ler mais

No âmbito da 17.ª edição do CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, iniciativa apoiada pela Fundação Montepio, realiza-se, no próximo dia 23 de novembro, às 14h30, a exposição de encerramento do CRIDEM GALLERY 2022.

O evento contará com a presença da Sra. Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Neste dia de inauguração, que decorre no espaço atmosfera m Lisboa, e quase em antecipação da celebração, a 3 de dezembro, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destaca-se a importância deste concurso de obras de expressão plástica de pessoas com deficiência intelectual, que tem expressão nacional e é promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental no Porto desde 1991. Além do apoio da Fundação Montepio, conta ainda com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e pretende ser um espaço de estímulo e divulgação da criatividade artística da pessoa com deficiência intelectual.

 

Edição de 2022/23

O CRIDEM decorre com periodicidade bienal, tendo a sua última edição (2022-23) reunido a participação de 57 entidades (com um total de 136 obras de expressão plástica) e com a presença de um vasto conjunto de ateliês criativos que nestas instituições fomentam a criatividade dos seus clientes.

Nesta edição do concurso, que contou com trabalhos de pintura, desenho, escultura, têxteis e tapeçaria e outras expressões plásticas, foram premiadas as seguintes instituições:

  • 1.º Prémio: Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência (CECD de Mira Sintra)
  • 2.º Prémio: APPACDM do Porto
  • 3.º Prémio: Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos
  • Prémio Especial do Júri: CERCICA (CERCI de Cascais)
  • Prémio Aires Moreira: APPACDM da Trofa

A primeira apresentação pública desta edição decorreu no Porto, na Fundação Manuel António da Mota, tendo inaugurado a 14 de julho de 2022.

Esteve depois patente, no formato Gallery, em Santo Tirso e em Condeixa-a-Nova.

 

Sabia que…

As instituições de solidariedade com a missão social de acolher e formar pessoas com deficiência intelectual têm, e sempre tiveram por tradição, a iniciativa de realizar exposições dos trabalhos dos seus educandos e utentes, eventos que, na sua maioria, eram apenas visitados pelos familiares, permanecendo as obras de arte desconhecidas de outros públicos?

Procurando alargar a visibilidade destas obras, a APPCDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Porto lançou, em 1991, um concurso nacional que permitia divulgar a criatividade na deficiência intelectual. Por falta de verbas, acabou por ser interrompido em 2006.

Em 2016 (25 anos depois do seu início), a Fundação Montepio e a Fundação Manuel António da Mota tornaram-se parceiras da APPACDM Porto nesta iniciativa e relançaram o CRIDEM – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual.