Julho 9, 2024

Fundação Montepio entrega Prémio Voluntariado Jovem a projeto “De Mãos Dadas”

O projeto “De Mãos Dadas”, desenvolvido pela Direção Regional de Educação da Madeira, foi o vencedor da 13.ª Edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, iniciativa promovida pela Fundação Montepio e destinada a premiar ideias de voluntariado social, ambiental, cultural e de proteção animal, apresentadas por jovens entre os 16 e os 25 anos de idade. O prémio foi entregue pelo Conselho de Administração, em cerimónia realizada na cidade do Funchal

Ler mais

O Conselho de Administração da nossa Instituição entregou o Prémio Voluntariado Jovem Montepio ao projeto “De Mãos Dadas”, desenvolvido pela Direção Regional de Educação da Madeira e orientado ao objetivo de quebrar ciclos de exclusão social através da reabilitação de capacidades e competências sociais dos jovens.

Na cidade do Funchal, na presença do Diretor Regional de Educação da Madeira, Marco Gomes, e dos jovens que integraram a equipa de desenvolvimento da candidatura, o Conselho de Administração da nossa Instituição assegurou a entrega do prémio, no valor de 2 900 euros – 2 000 euros destinados à entidade vencedora e 300 euros destinados a cada jovem participante.

Entre nove candidaturas recebidas, o projeto apresentado pela Direção Regional de Educação da Madeira foi considerado vencedor, após avaliação realizada por um júri constituído, além da Fundação Montepio, pelo Centro Português de Fundações, Confederação Portuguesa de Voluntariado, Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e GRACE.

 

O que é o projeto “De Mãos Dadas”?

“De Mãos Dadas” tem por objetivo promover a inserção social dos jovens, através de formas saudáveis de ocupação de tempos livres; sensibilizar para as consequências dos comportamentos de risco; promover a cidadania ativa e participativa dos jovens e promover e dar a conhecer aos jovens os seus direitos, deveres e valores, necessários à assunção de um papel ativo na comunidade.

Através da criação de um serviço de proximidade, o projeto “De Mãos Dadas” propõe-se apoiar e dinamizar espaços que impulsionem a participação ativa da população na tomada de decisões sobre o seu projeto de vida e, ainda, incrementar as competências pessoais e sociais dos formandos.

O projeto recorre a formas saudáveis de ocupação dos tempos livres, na expectativa de que as atividades, que começam por ser voluntárias, se traduzam em oportunidades de emprego no futuro.

“O projeto ‘De Mãos Dadas’ pretende intervir para além da área de prevenção, atuar em várias frentes que têm bloqueado a participação e inclusão da população numa sociedade que se diz inclusiva. É necessário intervir junto dos jovens para que não se tornem vítimas destas estruturas vulneráveis, dando-lhes a oportunidade de, em primeiro lugar, sonhar e, em segundo lugar, de desenhar o seu lugar na sociedade com base no conhecimento e no exercício pleno dos seus direitos, constituindo-se esta uma das prioridades deste projeto, numa tentativa de quebrar ciclos de intensa exclusão”, explica a Direção Regional de Educação da Madeira.

A quem se destina?

O projeto “De Mãos Dadas” pretende apoiar os jovens que:

– Frequentam o 1.º ano das ações formativas de Cozinheiro/a;

– Iniciam o Curso de Mecânico/a de Serviços Rápidos;

– Frequentam o 2.º ano do Curso de Empregado/a de Mesa;

– Formandos que desejam ser voluntários no projeto.