Novembro 25, 2022

Inauguração de Exposição “IN&TERNO” em Lisboa

Inaugurou ontem, no espaço atmosfera m Lisboa, a exposição “IN&TERNO”, da autoria da artista Salomé Nascimento, em formato live painting. Na ocasião, a artista realizou uma performance através da qual criou e pintou ao vivo, acompanhada pela percussão do músico Iúri Oliveira
Ler mais

A galeria do espaço atmosfera m Lisboa acolheu ontem a inauguração da exposição “IN&TERNO” que reúne uma seleção de obras da artista Salomé Nascimento. A exposição, com entrada gratuita, estará patente naquele espaço até 13 de janeiro de 2023.

A não perder!

 

Sinopse
“Este projeto tem como base o conceito de vulnerabilidade e plasticidade. É um convite à tomada de consciência interior, o retorno ao corpo, à matéria, à visão interior, questionando as fronteiras diluídas entre humano e não humano, orgânico e natural em contraposição ao artificial e construído.
A nível formal exploro o tecido orgânico, vísceras e estruturas celulares, através de diversas técnicas pictóricas e da reciclagem de filme plástico e têxteis.
performance – pintura ao vivo e som improvisado em tempo real, estabelece-se como alegoria do exercício de entrega sem um plano fixo pré-determinado, simplesmente estar presente, ouvir, sentir e permitir ser visto.
A colaboração com o músico Iúri Oliveira é fruto de um encontro casual na recente apresentação do DOC Lisboa onde a peculiaridade e subtileza da sonoridade do filme a que assistia me chamou a atenção e quis conhecer o autor a quem acabei por propor esta experiência de improvisação.
IN&TERNO, reflete a necessidade de revisão e reavaliação da vulnerabilidade como lugar de autenticidade, aceitação e confiança.
Assenta no meu interesse por certas áreas da psicologia, psiquiatria e neurociência, em parte no resultado da minha formação em Arte Terapia e atualmente como consequência da colaboração que tenho vindo a desenvolver no programa de Liderança, Agilidade e Inovação da Universidade Nova onde apresento a prática artística e o trabalho criativo como um processo de transformação e integração.”

Onde: atmosfera Lisboa, Rua Castilho, n.º 5
Quando: até 13 de janeiro de 2023. Segunda a sexta-feira, entre as 9h e 19h.