Março 18, 2024

MGAM é signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade

O Montepio Associação Mutualista reforçou o compromisso com a promoção da inclusão e do respeito pelas diferenças, interna e externamente, e assinou a Carta Portuguesa para a Diversidade. Este é mais um passo para uma organização mais justa e inclusiva

Ler mais

No âmbito da estratégia de Responsabilidade Social do Grupo Montepio, o Montepio Associação Mutualista, na qualidade de associado e membro do Conselho Consultivo da APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, assinou a Carta Portuguesa para a Diversidade tornando-se, à semelhança da Fundação Montepio, seu signatário com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Porque a Diversidade numa organização é potenciadora de inovação, atração, retenção, promoção de talento e de competências diversas e representa uma mais-valia ao tornar a própria organização um espelho da sociedade onde se insere e atua, o Montepio Associação Mutualista participa em dois Grupos de Trabalho: 

  • GT Educação – visa informar, sensibilizar e formar crianças e jovens sobre a temática da Diversidade e Inclusão (D&I), através da criação e implementação de iniciativas em contexto educativo;
  • GT Responsabilidade Social – trabalha a D&I como pilares da responsabilidade social corporativa. Desde a sua constituição, o grupo criou um instrumento para recolha de boas práticas de D&I das entidades signatárias da Carta Portuguesa, com vista a inspirar outras organizações.

Compromisso com a Diversidade

A assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade representa um passo importante. A Instituição acredita que a diversidade é uma fonte de riqueza e que a inclusão é essencial para o sucesso de qualquer organização e está comprometida em implementar ações concretas que promovam a D&I nos seus departamentos e áreas de atuação, entre as quais:

  • Ações de voluntariado em parceria com entidades que focam na temática da inclusão;
  • Criação de um grupo de trabalho interno para a D&I;
  • Implementação de políticas de recrutamento e seleção que promovem a diversidade;
  • Promoção de ações de formação e sensibilização para os colaboradores sobre a temática da D&I.

Juntos por uma sociedade mais justa e inclusiva

Sabia que…

A Carta para a Diversidade é uma iniciativa da Comissão Europeia? Trata-se de um instrumento voluntário criado com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. Assenta, por isso, no princípio da Diversidade entendida como o reconhecimento, o respeito a valorização das diferenças entre pessoas, particularmente diferenças relativas ao sexo, identidade de género, orientação sexual, etnia, religião, credo, território de origem, cultura, língua, nacionalidade, naturalidade, ascendência, idade, orientação política, ideológica ou social, estado civil, situação familiar, situação económica, estado de saúde, deficiência, estilo pessoal e formação.

Para mais informações:

Website APDI: https://www.appdi.pt/