Dezembro 7, 2022

Montepio Associação Mutualista lança Guia de Poupança para a Reforma

Disponível em formato digital e acessível a todos, o guia elabora uma estratégia para os portugueses começarem a poupar para a reforma
Ler mais

O Montepio Associação Mutualista desenvolveu um guia de poupança para a reforma, um documento que agrega estratégias, métodos e dicas que ajudam os portugueses a preparem-se financeiramente para o pós-vida ativa. 

“Em forma para a Reforma” é o título deste guia desenvolvido pelo portal de educação financeira Ei, projeto que o Montepio Associação Mutualista lançou há precisamente 10 anos. 

Gratuito e disponível em formato digital, a partir do site montepio.org, “Em forma para a Reforma” aborda, em sete capítulos, os diferentes desafios da preparação para este momento tão importante da vida dos portugueses. Ao longo de mais de 50 páginas, o guia disponibiliza conselhos práticos para lidar com a inércia de poupar para o futuro, elucida sobre as soluções de poupança disponíveis e explica as regras e penalizações da reforma em diferentes idades. 

“Esquecer ou adiar o projeto de construir um complemento à reforma implica uma deterioração acentuada do nível de vida durante a aposentação. Este guia pretende contribuir para que mais portugueses ponderem esta necessidade e comecem hoje a poupar para as necessidades futuras”, refere Rita Pinho Branco, diretora de Comunicação, Marketing e Digital do Montepio Associação Mutualista. 

“Mesmo em tempos difíceis, como o que atravessamos, é possível encontrar soluções que apoiam a preparação do tempo de aposentação. Este guia é a prova de que todos podem fazê-lo, qualquer que seja o rendimento, literacia financeira ou perfil de aforrador.”

Este é o terceiro guia disponibilizado pelo Ei no último ano, sucedendo a “Pequenas Grandes Poupanças”, que ajuda pais e professores a falarem com os jovens sobre dinheiro; e a “Quando o escritório está em casa”, um guia prático para o teletrabalho. 

Sobre o Ei – Educação e Informação financeira

Lançado em 2012, o Ei – Educação e Informação Financeira é o portal de literacia financeira da Associação Montepio. Em 2021, o Ei registou mais de 9,9 milhões de páginas vistas, sendo um dos principais portais de finanças pessoais, gestão do dinheiro e educação financeira do país.