Novembro 22, 2024

Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio regressa à ação

Decorreu hoje uma ação de voluntariado de continuidade na Comunidade Baixa Chiado em Lisboa, com a presença de cerca de uma dezena de colaboradores-voluntários do Grupo Montepio

Ler mais

No âmbito do programa de Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio, a Comunidade da Baixa Chiado, em Lisboa, foi palco, hoje, de uma intervenção assegurada pelos colaboradores-voluntários da nossa Instituição e contou com a presença de Idália Serrão, administradora do Montepio Associação Mutualista.

Nesta ação, promovida pelo Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio Associação Mutualista em parceria com a Associação Mais Proximidade (AMP), foram unidos esforços no sentido de proporcionar uma vida mais digna e saudável a um leque de pessoas idosas da Comunidade da Baixa/Chiado.

Hoje, as residências da Dona Ana e do Senhor António receberem o cuidado e a dedicação da nossa equipa de voluntários. Com trabalho conjunto e muita determinação, os dois lares ficaram mais acolhedores e dignos para quem neles habita.

Demonstrando agilidade e organização, a equipa de voluntários conseguiu, de forma inesperada, realizar intervenções em duas residências no mesmo dia, superando todas as expectativas. Para o Senhor António, que enfrenta um momento delicado de saúde, esta ajuda trouxe não apenas melhorias em sua casa, mas também um motivo de grande alegria e alívio, refletidos na sua imensa gratidão.

Muitos dos beneficiários acompanhados pela AMP enfrentam dificuldades em manter a higiene habitacional como gostariam, devido a problemas de saúde, mobilidade reduzida e limitações financeiras. Com o passar do tempo, as casas acabam por acumular desordem, sujidade e falta de manutenção. Esta realidade é muitas vezes percebida como um obstáculo diário, afetando o bem-estar e a autoestima dos moradores. Sentem que já não vivem de forma digna, que o conforto e a segurança do lar se perderam. Além disso, carregam o peso do medo do julgamento alheio e da vergonha de não transmitir a imagem de cuidado que tanto valorizavam no passado. Para muitos, essa situação reflete não apenas a degradação física da casa, mas também uma dolorosa perda de identidade e dignidade.

Obrigado aos colaboradores-voluntários do Grupo Montepio! Juntos, impactamos mais vidas e construímos um futuro melhor para todos