onhecimento, aprendizagem com casos reais e possibilidade de networking são três vantagens de estudar na Lisbon Digital School. Para os associados Montepio, há um benefício extra: 20% de desconto na inscrição em todos os cursos. Uma boa oportunidade para investir no seu futuro, a preços mais acessíveis.


Na década de 1990, muitos jovens que procuravam emprego escreviam nos seus currículos (curriculum vitae, ou CV) que tinham conhecimentos de “informática na ótica do utilizador”. Eram os primeiros anos do computador pessoal como objeto de culto em casa, uma época anterior à massificação da internet. Saber informática, por exemplo trabalhar com o icónico Windows 95, era diferenciador na carreira, mas ainda não essencial.
Desde então, previu-se que o digital transformaria as nossas vidas. E essa mudança foi acontecendo aos poucos – até que, em 2020, o mundo parou. De repente, todos precisámos de nos adaptar a uma revolução que já não era televisionada, como profetizou Gil Scott-Heron, mas transmitida via streaming ou através das redes sociais.
A pandemia foi há cinco anos e a semente do digital cresceu tanto que já nem o conhecimento de “informática na ótica do utilizador” é suficiente para o desenvolvimento pessoal e profissional. Felizmente, escolas como a Lisbon Digital School surgiram para educar os iletrados digitais. “Acreditamos no poder da educação para transformar carreiras e negócios, democratizando o acesso ao conhecimento digital”, afirma Natacha Gama Pereira, CEO da Lisbon Digital School. A escola de formação profissional, agora parceira do Montepio Associação Mutualista, garante aos associados 20% de desconto na inscrição em todos cursos disponibilizados.
“O Montepio Associação Mutualista tem um compromisso com o empoderamento social e a inclusão financeira. Esta parceria nasce da convicção de que a literacia digital é essencial para garantir mais oportunidades, competitividade e crescimento sustentável, tanto para indivíduos como para as empresas”, justifica.
“A digitalização é um fator determinante na empregabilidade e no sucesso de qualquer projeto. É a espinha dorsal do negócio”
Aqui começam carreiras
Fundada em 2018 por Virgínia Coutinho, figura histórica do marketing digital em Portugal, a Lisbon Digital School mantém o espírito inclusivo e empreendedor injetado pela fundadora. O objetivo? Chegar a cada vez mais pessoas e democratizar o acesso ao conhecimento digital. A parceria com o Montepio Associação Mutualista nasce dessa missão – quase uma obsessão – de capacitar profissionais e empresas de conhecimentos práticos e atualizados sobre marketing digital e inovação.
“O nosso público-alvo é vasto: desde profissionais que procuram especializar-se e capacitar-se de novas skills até empresas que necessitam de formação estratégica para as suas equipas. Trabalhamos tanto com grandes organizações como com freelancers e empreendedores”, explica Natacha Gama Pereira.
Através da parceria, os associados Montepio têm acesso privilegiado a formações que não só fortalecem as competências digitais, mas também impulsionam negócios e aumentam a competitividade no mercado de trabalho. “[A formação] abre portas ao conhecimento prático, relevante e com aplicabilidade imediata”, reforça Natacha Gama Pereira.
E, apesar do nome, não é preciso estar em Lisboa para frequentar os cursos. O digital não tem fronteiras e a escola oferece cursos online ao vivo, garantindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso à mesma qualidade de ensino. Além disso, há iniciativas presenciais que levam os formadores da Lisbon Digital School a várias cidades portuguesas, assegurando que a iliteracia digital não é um obstáculo ao crescimento pessoal e profissional.
Mas a escola vai além da aprendizagem técnica. Um dos grandes benefícios dos seus cursos é a possibilidade de expandir contactos e criar redes dentro do setor: o networking. “Os nossos formadores são especialistas ativos no mercado, e as turmas tornam-se espaços de partilha de experiências e oportunidades. Muitas carreiras começam aqui”, conclui.
LISBON DIGITAL SCHOOL
Ainda vive na era analógica? Beneficie de 20% de desconto na inscrição em todos os cursos
Ser ou não ser digital, eis a questão
Ser digital já não é uma escolha. “É uma necessidade”, afirma a CEO da Lisbon Digital School. “A digitalização é um fator determinante na empregabilidade e no sucesso de qualquer projeto. É a espinha dorsal do negócio.” E as pessoas, já perceberam isso? “Ainda há um longo caminho a percorrer”, afirma Natacha Gama Pereira. “Existem muitas dúvidas sobre como aplicar o digital no dia a dia e a real importância da formação contínua. O nosso papel é mostrar o impacto direto que [o digital] pode ter no sucesso profissional e na sustentabilidade dos negócios.”
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tornou-se o tema das conversas: no trabalho, nas redes sociais e na sociedade em geral. Também nesta vertente, a Lisbon Digital School pode ajudar profissionais e cidadãos a impulsionarem os seus negócios e a melhorarem a qualidade de vida. “A IA já está a transformar a forma como trabalhamos, comunicamos e tomamos decisões. No futuro, será um aliado indispensável em todas as áreas”, explica a responsável.
Mais do que um conceito futurista, a IA pode ajudar as pessoas a otimizarem processos, melhorarem a produtividade e tomarem decisões mais estratégicas. Seja na escolha da melhor modalidade mutualista para as suas necessidades ou na seleção das Experiências Montepio que mais combinam com o seu perfil, o digital é um facilitador essencial.
“Isto é apenas o começo. A parceria entre a Lisbon Digital School e o Montepio pode evoluir para programas ainda mais abrangentes, que não só formem indivíduos e empresas, mas que também promovam iniciativas de impacto social, garantindo que o digital é um fator de inclusão e progresso”, revela Natacha Gama Pereira.
No futuro, quem sabe, literacia financeira e digital podem caminhar juntas para dar aos associados Montepio ferramentas ainda mais poderosas para sustentar decisões informadas. E para quando uma parceria entre o Ei – Educação e Informação e a Lisbon Digital School? “A literacia financeira e a literacia digital andam de mãos dadas”, responde a gestora.
“Juntos, podemos desenvolver programas formativos que capacitem os cidadãos não só para tomarem decisões financeiras mais informadas, como para utilizarem o digital como um meio de potenciar a sua vida financeira, seja através do empreendedorismo, da gestão de investimentos ou da adaptação às novas exigências do mercado de trabalho”, conclui.
Os associados Montepio beneficiam de 20% de desconto na inscrição em todos os cursos da Lisbon Digital School.