Montepio U Live: estudantes já podem viver Braga por um canudo

Montepio U Live: estudantes já podem viver Braga por um canudo
15 minutos de leitura
Fotografias: Montepio U Live
15 minutos de leitura
I

naugurada em setembro de 2021, a Residência Montepio U Live de Braga acolherá 80 estudantes universitários e juntar-se-á aos outros seis espaços de alojamento para estudantes com a chancela da Associação Mutualista Montepio. Conheça melhor a residência minhota e saiba como pode candidatar-se a uma vaga.

Contam-se pelos dedos das mãos os concelhos portugueses cuja população aumentou nos últimos dez anos (2011-2021), e Braga é um deles. A Cidade dos Arcebispos cresceu 6,5% na última década, e são agora 193 333 os cidadãos que residem neste concelho. A este crescimento não é alheio o aumento do número de estudantes universitários na cidade – são mais de 20 mil. Quem vem de fora encontra uma cidade com história e edifícios milenares que coexistem com infraestruturas modernas que atraem novos moradores. Num dos edifícios mais recentes da cidade, situado a pouco mais de dez minutos do campus de Gualtar da Universidade do Minho, ergue-se o mais recente alojamento para estudantes da Associação Montepio, a residência Júlio Fragata – o nome da avenida na qual se situa.

“A residência está instalada num edifício recém-construído e que se encontra totalmente adaptado às necessidades dos estudantes universitários”, explica Isabel Cidrais Guimarães, administradora da Residências Montepio U Live. A residência é vocacionada para estudantes que procuram um alojamento estável, calmo e propício ao estudo. “As nossas residências conjugam privacidade e autonomia com convivência e partilha de espaços com estudantes na mesma faixa etária, procurando mostrar, no dia a dia, que o mutualismo é uma forma de estar e viver em sociedade”, continua Isabel Cidrais Guimarães.

Os preços da Residência Montepio U Live de Braga – Júlio Fragata variam entre os 350 e os 460 euros por mês, valor este que inclui todos os serviços disponíveis: limpeza diária, Internet, TV por cabo, despesas de água, luz, gás e manutenção preventiva e corretiva. Tal como nas restantes residências, os associados Montepio beneficiam de 10% de desconto no valor da mensalidade, pelo que a poupança, nestes casos, pode chegar aos 46 euros por mês. No entanto, a residência encontra-se disponível para todos os estudantes, quer sejam, ou não, associados Montepio.

MONTEPIO U LIVE - RESIDÊNCIAS PARA ESTUDANTES

A tua casa na cidade

Inscreve-te já

Residência à prova de pandemias

Na Residência Montepio U Live Braga – Júlio Fragata, os estudantes encontram um ambiente calmo e tranquilo, partilhado por outros estudantes universitários, e beneficiam do acompanhamento próximo da equipa que gere o espaço.

Tal como acontece com os outros alojamentos para estudantes universitários que a Associação Mutualista disponibiliza em cidades como Lisboa, Porto ou Évora, a Residência de Braga dispõe de um responsável que está nas instalações entre as 9h e as 18h, nos dias úteis, e que assegura o bom funcionamento da residência, acompanhando os estudantes no seu dia a dia. Esta ligação direta e constante entre o projeto Montepio U Live e os estudantes foi particularmente importante ao longo dos dois confinamentos que alteraram, de modo muito particular, as rotinas entre 2020 e 2021. “As nossas residências mantiveram-se abertas e prestaram todo o apoio aos estudantes”, garante Carla Duarte, responsável operacional das residências Montepio U-Live. Em março de 2020, a pandemia levou à criação de um Plano de Contingência para a Prevenção da Covid-19 das residências Montepio U Live, que continua ativo e em funcionamento.

Nos quatro anos que distam entre a abertura da primeira Residência Montepio U Live e a data em que nos encontramos, este foi um dos principais desafios da equipa que coordena o projeto da Associação Mutualista. Nada que impressione Isabel Cidrais Guimarães: “Não obstante estarmos a viver num contexto pandémico, as nossas residências têm mantido uma ocupação próxima dos 100%”, afirma. Um número redondo e que deve ser tido em conta pelos estudantes da Universidade do Minho: quanto mais cedo se inscreverem na residência da Cidade dos Arcebispos, maiores serão as probabilidades de usufruírem de um local com ótimas condições para viver, estudar e fazer novas amizades.

A Residência U-Live de Braga fica a dez minutos da Universidade do Minho

Mais estudantes no Ensino Superior

Candidataram-se à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior 63 878 estudantes, o número mais elevado desde 1996.

Montepio U Live: um projeto que veio para ficar

A Residência Montepio U Live Braga – Júlio Fragata é o sétimo alojamento para estudantes universitários lançado pela Associação Mutualista em quatro anos – e o segundo em pandemia. Lisboa (Almirante Reis, Santos e 24 de Julho), Évora (Giraldo e Muralhas) e Porto (Júlio Dinis) são as outras cidades nas quais o investimento da Associação Mutualista na educação superior se faz sentir. Apesar da distância geográfica, todas procuram um perfil muito próprio de residente. “Valorizamos a determinação, o sentido de responsabilidade, a alegria de viver, a existência de outros interesses que não apenas a obtenção de uma média alta para entrar na universidade e a vontade de construir um futuro melhor”, sintetiza Isabel Cidrais Guimarães.

Em setembro de 2022, a Montepio U Live inaugurará a oitava residência para estudantes – e a quarta em Lisboa. Ficará situada na Alameda Dom Afonso Henriques e terá capacidade para cerca de 50 estudantes universitários. A médio prazo, será a vez de Coimbra acolher uma residência universitária com o selo da Associação Mutualista.

As candidaturas às residências Montepio U Live estão abertas ao longo de todo o ano e podem ser efetuadas online. O processo desenvolve-se em cinco passos: preenchimento da ficha de candidatura (entre três a cinco minutos), visita à residência, entrevista com um responsável Montepio, confirmação do interesse e, finalmente, a decisão final. No ano letivo de 2020/2021, as residências alojaram 200 estudantes universitários em todo o país. Este ano foram recebidas 1 200 candidaturas, sendo que o número de estudantes a habitar nas sete residências aumentará para 300. Cada um deles terá um local agradável e seguro para viver e estudar. Só falta o canudo.

Residência Montepio U Live Braga à lupa

Inauguração: Setembro 2021

Capacidade: 80 estudantes

Quartos individuais: 74

Quartos duplos: 3

Mensalidade: Entre os 350 euros e os 460 euros. Inclui limpeza diária às zonas comuns, Internet, TV por cabo, consumo de água, eletricidade e gás.

Principais equipamentos: Cozinha equipada, sala com zona de estar, de convívio e refeições, casas de banho partilhadas.

Quartos mobilados com cama, mesa-de-cabeceira, roupeiro, cómoda, secretária, cadeira e estante.

Distância até à Universidade do Minho (campus de Gualtar): Dez minutos a pé.

Inscrição: No site do Montepio U Live

Residência Júlio Dinis: o Porto aqui tão perto

Situada num dos edifícios mais emblemáticos da Invicta e a escassos metros da Casa da Música e da Avenida da Boavista, a Residência Montepio U Live do Porto – Júlio Dinis disponibiliza 31 quartos individuais e 32 quartos duplos, divididos por nove andares e em apartamentos separados. Com ocupação feminina, masculina e mista, os apartamentos da residência incluem cozinha equipada, sala com zona de estar, de convívio e refeições e casas de banho partilhadas. Os quartos estão mobilados com cama, mesa-de-cabeceira, roupeiro, cómoda, secretária, cadeira e estante. As mensalidades variam consoante as condições de cada quarto, mas o preço médio é de 400 euros – este valor inclui a limpeza diária das zonas comuns, Internet e TV por cabo, consumo de água, eletricidade e gás. Como em todas as residências Montepio U Live, os associados Montepio beneficiam de 10% de desconto sobre a mensalidade. As inscrições podem ser feitas aqui.

Residencia Porto

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.