Como pintar a sua casa sem a ajuda de profissionais?

Como pintar a sua casa sem a ajuda de profissionais?
9 minutos de leitura
Fotografia de Getty Images e Shutterstock
9 minutos de leitura
P

aciência, conhecimento e alguma coragem. Estes são os ingredientes principais de que vai precisar para pintar as divisões de casa ao seu gosto, com todo o primor e sem a ajuda de profissionais. Leia este artigo e siga algumas dicas da CIN, parceira da Associação Montepio, na execução deste projeto pessoal.

Já todos pensámos, em algum momento da vida, na possibilidade de pintarmos o nosso quarto, a sala ou a cozinha de casa sem a ajuda de profissionais. É um desafio tentador: por um lado, poupamos dinheiro que pode ser essencial para outros projetos de vida e, por outro, podemos gabar-nos, à família e amigos, de sermos os reis da bricolagem e do DYI, sigla que significa do it yourself (ou “faça você mesmo”, em português).

Se tem paciência e alguma coragem, este artigo é para si. Com a ajuda da CIN, parceira da Associação Montepio, partilhamos dicas para que esta aventura caseira seja bem-sucedida. À poupança na mão-de-obra pode juntar os descontos que os associados Montepio usufruem na CIN: 25% de desconto na aquisição de tintas e vernizes nas mais de 80 lojas próprias da marca em todo o país.

Uma última nota antes de avançarmos para as dicas. Se não se sentir 100% confiante na sua missão, opte por contratar um profissional para lhe pintar a casa. Não se esqueça, porém, que se as tintas forem compradas por si, e for Associado Montepio, já está a poupar.

20 dicas para se tornar o rei da bricolagem

1. Antes de pintar

Quando se trata de cobrir de tinta as paredes da sua casa, a preparação é tão importante quanto o ato de pintar. Vista uma roupa velha e confortável, liberte-se de preconceitos e arregace as mangas (mas apenas metaforicamente). Se achar conveniente, use óculos e máscara de proteção.

Dica nº 1. Escolher a melhor cor para pintar a sala, o quarto ou outra divisão nem sempre é fácil. Se vive com a sua família, garanta que todos estão de acordo na palete de cores a utilizar. É bem provável que olhem para esta durante vários anos. Aceda ao catálogo de interiores da CIN neste link, mas não dispense a visita a um dos especialistas CIN presentes em mais de 80 lojas em Portugal. A razão é simples: ver a cor no ecrã e ao vivo são coisas distintas, e mais vale prevenir que remediar.

Dica nº 2. Retire todos os objetos de decoração da divisão que vai pintar. Remova os tapetes e coloque os móveis no centro da divisão. Assim que a divisão estiver liberta, cubra os móveis com um plástico protetor e prenda-o para o fixar e evitar quedas. Retire também os quadros e outros objetos da parede, assim como os cortinados e respetivos acessórios. Ah, e não se esqueça de retirar, com cuidado, os interruptores e as tomadas.

Dica n.º 3. Com uma vassoura, limpe o pó dos rodapés, das molduras das portas e das janelas. A seguir, proteja estas barras de madeira. No caso dos rodapés, use fita adesiva de papel; para as ombreiras das portas e janelas, opte pela fita isoladora.

Para proteger o chão é preferível o papel ao plástico, uma vez que este é muito propício a quedas.

Dica n.º 4. Antes de começar a pintar, procure fissuras na parede – é possível que existam bastantes. Terá que as reparar e, para isso, comece por preparar a espátula, polindo os cantos e uma das faces. Tape as zonas danificadas com massa de reparação e aproveite para verificar o estado da superfície que vai pintar. Caso existam resíduos de tintas velhas e estaladas, raspe-as com a espátula. Pode também encontrar furos de pregos antigos ou buracos inesperados na parede, escondidos por um quadro ou espelho. Há quem utilize uma lanterna de halogéneo para não deixar passar nenhuma fissura. Quando terminar, espere vinte e quatro horas, o tempo necessário para a parede secar.

Dica n.º 5. No dia seguinte, coloque uma máscara de proteção e, com uma lixa de grão fino, uniformize a superfície. Escove as zonas de lixagem e verifique o estado da parede. Se necessário, repita o processo.

Todas as zonas reparadas devem ser isoladas com primário, para garantir a aderência da tinta ou de outro acabamento que preferir (papel de parede, por exemplo). Misture bem o primário e verta a quantidade necessária para um tabuleiro, que deve estar protegido com um plástico, para não sujar. Depois, aplique uma camada fina de primário para obter um acabamento homogéneo. Deixe secar entre quatro a seis horas antes de aplicar a tinta de acabamento.

Dica n.º 6. Estamos quase, quase a começar a pintar. Mas ainda há uma última dica de preparação. As trinchas e os rolos de pelo curto têm de estar em perfeitas condições para que a bricolagem não dê para o torto. Se o rolo de pelo curto já foi utilizado, comece por aparar os pelos das extremidades com uma tesoura, para evitar marcas de roladas. Depois, lave o rolo com água com sabão neutro e seque-o com a ajuda de um pano (basta rolar este acessório de pintura, diversas vezes, pelo pano seco). No caso das trinchas, retire as cerdas soltas com a mão. Agora está pronto para o mais importante: pintar.

A CIN sugere a utilização de cabos extensores para facilitar a pintura do teto. Objetivo? Ter os pés bem assentes no chão

2. Pintar o teto

Vai pintar uma divisão completa? Comece pelo teto: se deixar esta parte para o fim, pode danificar as paredes já pintadas. Para os tetos, a CIN sugere tinta aquosa, de brilho extramate, para um acabamento impecável: não salpica, é de fácil aplicação e a secagem é rápida.

Dica n.º 7. Subir para um escadote pode ser tentador para chegar às partes mais altas da sua divisão, mas não o faça. Para não colocar em perigo a sua integridade física, utilize cabos extensores de modo a facilitar a pintura, sempre com os pés bem assentes no chão.

Dica n.º 8. Com o rolo, aplique uma camada fina de tinta com passagens paralelas, para obter um acabamento homogéneo. Trabalhe da janela em direção ao interior da divisão, paralelamente à janela. Em contraluz, verá melhor as falhas de tinta. Procure rodar o rolo na sua direção, e nunca diretamente por cima de si.

Dica n.º 9. Quando terminar, e antes de a tinta secar, remova as fitas isoladoras com cuidado, para não danificar a tinta fresca. Depois, deixe secar entre quatro a seis horas.

3. Pintar uma parede interior

Vai precisar de trinchas, pincéis, rolo, tabuleiro e tinta. A escolha das tintas é um processo pessoal, mas não tem de tomar essa decisão sozinho. A CIN disponibiliza um site onde pode aceder a toda a gama de produtos disponíveis. Para as paredes interiores, a marca sugere as gamas Vinyl.

Dica n.º 10. Já comprou a tinta para este trabalho? Perfeito, só tem de preocupar-se em misturá-la bem. Se a lata de tinta já foi aberta, pode apresentar uma película à superfície. Neste caso, descole essa camada com a ajuda de uma faca e retire todo o coágulo que se formou.

Dica n.º 11. Com uma fita isoladora, proteja as superfícies adjacentes à pintura. Neste caso, coloque a fita isoladora a separar a parede do teto, para não o salpicar. Prepare novamente o tabuleiro de pintura, protegido com um saco de plástico. Depois de a misturar, verta a tinta que irá utilizar para este recipiente.

Dica n.º 12. Use uma trincha para pintar os ângulos formados pelas paredes e outros recortes. Pinte pequenas áreas de cada vez, em movimentos curtos, e trabalhe de cima para baixo, até ao rodapé.

Dica n.º 13. Com o rolo, aplique a tinta em camadas finas e termine sempre com passagens de baixo para cima, para obter um acabamento homogéneo. Nunca pinte com o rolo faixas com mais de 60 centímetros a um metro.

Dica n.º 14. Nunca deixe uma parede a meio para terminar no dia seguinte, de modo a evitar marcas na pintura. Quando terminar, deve esperar entre três a quatro horas antes de aplicar a segunda demão, para que a tinta seque. Não se esqueça de remover as fitas isoladoras com cuidado antes de a tinta secar, para não danificar a pintura fresca. Agora, sim, espere mais três a quatro horas e finalmente pode voltar a colocar os objetos de decoração na divisão.

TINTAS CIN

Usufrua de 25% de desconto na aquisição de tintas e vernizes nas lojas próprias CIN.

Saber mais

 4. Pintar a parede de uma cozinha ou casa de banho

Para locais que exijam lavagens frequentes, como a cozinha ou a casa de banho, a CIN sugere esmalte aquoso acrílico mate de alta qualidade. Este esmalte deixa as superfícies pintadas muito fáceis de lavar.

Dica n.º 15. Liberte a zona que vai pintar de todo o tipo de decoração ou objetos, incluindo as prateleiras que possam ser removidas. Limpe a parede com detergente neutro para eliminar vestígios de gordura e deixe secar. Se a gordura subsistir, efetue uma lixagem com lixa P220 e limpe.

Dica n.º 16. Proteja e isole as superfícies adjacentes ao local onde vai pintar. Além de fita isoladora nos rodapés, coloque um plástico por cima da bancada da cozinha ou dos lavatórios da casa de banho. Misture bem o esmalte aquoso e verta para um tabuleiro a quantidade necessária.

Dica n.º 17. Use a trincha para pintar os ângulos formados pelas paredes e outros recortes. Com o rolo, aplique o esmalte em camadas finas e termine sempre com passagens de baixo para cima, para obter um acabamento homogéneo. Antes de deixar secar, remova as fitas isoladoras com cuidado para não danificar a tinta fresca. Quanto terminar o trabalho, deixe secar até seis horas e aplique de seguida a segunda demão.

5. Depois de pintar

Pintar uma divisão da casa pode ser demorado e a arrumação do material, inclusive durante os trabalhos, é essencial. Siga as dicas da CIN para que tudo corra da melhor maneira.

Dica n.º 18. Entre cada demão, guarde o material de pintura para que possa voltar a usá-lo. Comece por colocar o rolo dentro de um saco de plástico e feche-o bem. Siga o mesmo processo para a trincha, de modo a que ambos os acessórios estejam prontos a utilizar na hora de aplicar a segunda demão.

Dica n.º 19. Sobrou tinta no tabuleiro? Coloque-a na respetiva embalagem e feche-a bem, com a ajuda de um maço. Deste modo, garante que a tinta não seca e está pronta para a próxima aventura de bricolagem.

Dica n.º 20. Antes de descartar os restos de tinta, deixe-os secar completamente. Coloque os sacos de plástico, ou outro material que tenha utilizado para manter a limpeza durante a pintura, no lixo doméstico normal.

Parceria para um público exigente e que quer poupar

Uma parceria recente mas “fundamental e estratégica para o crescimento do negócio”. É assim que Liliana Soares, diretora-adjunta de marketing da CIN vê a ligação entre a marcas de tintas e a Associação Mutualista Montepio. “Esta parceria aproxima-se de um público exigente, permitindo-nos oferecer um serviço transversal”, explica a responsável.

Quanto é que os associados Montepio já pouparam com a parceria com a CIN?

Por ser uma parceria recente, ainda não existem dados relevantes que possam ser divulgados. É uma colaboração em crescimento, que procura ajudar os associados Montepio a poupar no que se refere às necessidades de uma repintura, ou criação de um novo espaço, seja ele um escritório, um quarto, uma sala ou mesmo uma casa.

Os associados Montepio usufruem de 25% de desconto na aquisição de tintas e vernizes nas lojas próprias CIN. A marca incentiva as políticas de DIY?

A pesquisa de conteúdos DIY é uma tendência que tem vindo a registar-se nos últimos tempos, especialmente durante a pandemia, e que veio para ficar. Caso os associados Montepio pretendam juntar-se a este movimento podem explorar as várias ferramentas que da CIN já desenvolveu. Por exemplo:

  • TESTiT: uma lata em formato pequeno (250 ml), de fácil aplicação e sem cheiro, que permite pintar uma área até 1,5m2 para testar a cor mesmo antes de pintar;
  • CIN COLOURit: uma app que permite simular a pintura das paredes com os vários tons da marca, simplificando o processo de tomada de decisão.
  • Uma Calculadora que permite calcular os litros de tinta necessários ao projeto em função dos m2 a pintar, evitando o desperdício de tinta ou a falta dela.
  • Um Recomendador de produto que ajuda a escolher o tipo de produto em função da superfície que se deseja pintar.

Na era da sustentabilidade, de que modo os produtos CIN podem ser aliados de uma gestão responsável de recursos?

Todos os produtos CIN são baseados em tecnologias avançadas, que conjugam o elevado desempenho com o menor impacto ambiental. Aliado a isso, a CIN promove a boa utilização dos seus produtos, para existir reaproveitamento a vários níveis: além de ser mais sustentável, é também sinal de poupança para a carteira dos nossos clientes. Por exemplo, se sobrar uma pequena quantidade de tinta, o cliente pode utilizá-la para pintar um pormenor numa outra parede. Caso não o faça, a marca incentiva a oferta do resto da lata a uma escola ou outra instituição que poderão fazer bom uso da tinta.

As pessoas estão a dedicar mais tempo ao DIY e a pintar as suas próprias casas, ou continuam a delegar nos profissionais essas funções?

Pelas visualizações dos vídeos do nosso canal de Youtube e comentários nas redes sociais, assistimos, cada vez mais, a uma maior preocupação da comunidade na personalização dos seus móveis e também dos seus espaços. Dar uma segunda vida a um produto é uma tendência.

Ainda assim, para projetos de maior dimensão, os nossos clientes preferem recorrer à ajuda de um profissional que, além da assistência, também conhece como ninguém os produtos mais adequados, aplicando-os de forma correta e eficaz.

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.