Os prémios de mérito escolar ajudam a prever o futuro?

Os prémios de mérito escolar ajudam a prever o futuro?
5 minutos de leitura
Vídeo de Getty Images
5 minutos de leitura
S

etenta e cinco filhos de trabalhadores do Grupo Montepio foram galardoados na 1ª edição do Prémio de Mérito Escolar Montepio. Sem o saberem, estavam a homenagear Francisco Álvares Botelho, antigo professor que fundou a Instituição.

Francisco Álvares Botelho, que a 4 de outubro de 1840 fundou o Monte Pio dos Empregados Públicos, atual Montepio Associação Mutualista, fez da educação a sua vida. Nascido em Tavira, no distrito de Faro, e filho de um professor de latim, Álvares Botelho cedo veio para Lisboa. Foi professor das cadeiras de Primeiras Letras e de Gramática Portuguesa no Colégio dos Nobres, instituição de educação pré-universitária que deu lugar, sucessivamente, à Escola Politécnica de Lisboa e à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. E fez da educação financeira a sua vida.

Por isso, quando em 2022 o Grupo Montepio decidiu premiar os filhos dos trabalhadores com excelentes resultados escolares, foi também o fundador da nossa Instituição quase bicentenária que foi homenageado.

“Destacar a importância da educação no contexto histórico fortalece a identidade da nossa instituição como agente pedagógico na sociedade. A educação à luz dos valores mutualistas promove a colaboração e a entreajuda e o ADN da solidariedade formará, com certeza, cidadãos capazes de trazer benefícios maiores para o mundo”, explica Idália Salvador Serrão, administradora do Montepio Associação Mutualista (MAM).

Apesar de o Grupo Montepio ser uma das instituições portuguesas que mais trabalhadores emprega — e, por isso, há milhares de jovens que podem concorrer ao prémio —, as expectativas foram superadas, quer na quantidade de vencedores quer na qualidade dos resultados. Ao todo, foram premiados 75 jovens que concluíram o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade com uma média igual ou superior a 19 valores.

Foi um desempenho “surpreendente” e que sublinha “a eficácia do Prémio em inspirar um compromisso genuíno com a educação”, revela Idália Serrão. “Esse resultado excecional não só reflete a qualidade do ensino, como o mérito dos filhos dos trabalhadores do Grupo, que têm a oportunidade de se especializar e de se dedicar ao futuro com mais ânimo e motivação.”

EI - EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Bolsa de mérito do ensino secundário: o que é preciso para receber?

Ler artigo

Prémio de uns motiva os outros

Sendo o Montepio Associação Mutualista uma instituição orientada para o futuro, os vencedores de cada categoria foram premiados com um Plano Mutualista Poupança Complementar Jovem, no valor de 1 000€ e 500€, valor correspondente ao primeiro e segundo lugares, respetivamente. Os jovens vão poder participar, ainda, numa ação de formação centrada nos temas do Mutualismo e da Literacia financeira.

“Ao capacitar os jovens com conhecimentos financeiros sólidos e com a compreensão dos princípios do mutualismo, o Montepio Associação Mutualista está a contribuir para que a próxima geração possa tomar decisões financeiras informadas e colaborar em prol do bem comum, formando uma comunidade solidária que é, por consequência, mais resiliente”, refere Idália Serrão. Por outro lado, ao investir em planos mutualistas para os filhos dos trabalhadores, a instituição aposta “na sobrevivência, com prosperidade, da comunidade Montepio, isto é, na sua sustentabilidade”.

De acordo com a responsável, o prémio pode atuar como “um fator motivador e responsabilizador dos jovens premiados”. Assim, os jovens que desta vez não alcançaram estas notas, poderão “vir a alcançar esse reconhecimento em edições futuras”. A ideia é corroborada pelo ministro da Educação, João Costa, que aproveitou o sucesso da iniciativa para fazer um apelo aos jovens galardoados. “Peguem no vosso sucesso e ajudem outros a chegarem aos mesmos resultados. O mérito não é um resultado só nosso, mas de todos os que nos acompanham”, sublinhou o governante. Com o sucesso vêm responsabilidades na comunidade e na sociedade. É esta lógica mutualista aplicada à nossa vida pessoal. “Quando temos sucesso ganhamos a responsabilidade de apoiar os outros que estão à nossa volta e têm mais dificuldades”, reforçou.

Ministro da Educação deixou mensagem

Nas cerimónias de entrega do Prémio de Mérito Escolar aos 75 filhos de trabalhadores do Grupo Montepio, que se realizaram nos espaços atmosfera m de Lisboa e Porto, foi transmitida uma mensagem especial de João Costa, ministro da Educação. “Quero associar-me aos parabéns destes 75 premiados da família Montepio pelos resultados escolares e sucesso que tiveram no ensino secundário. São um orgulho para as vossas famílias, para toda a organização e para o país”, sublinhou o governante.

Também o Presidente do Montepio Associação Mutualista, Virgílio Boavista Lima, deixou uma mensagem aos premiados. “No futuro estão os nossos filhos, cujos valores podem ser um ‘fermento’ para fazer crescer a entreajuda e a solidariedade, valores fundacionais da nossa organização.”

Iniciativa terá continuidade

A 1.ª edição do Prémio de Mérito Escolar Montepio foi assegurada pelo Gabinete de Responsabilidade Social e avaliada por um júri constituído pelo Presidente do Grupo Montepio, por um representante de cada uma das empresas participadas sediadas em território nacional e por um representante dos Serviços Sociais. O sucesso desta edição assegurou a realização da seguinte.

“Ao investir na educação e no reconhecimento do mérito académico, o Montepio Associação Mutualista está a deixar, ativamente, um legado que vai para além das realizações financeiras. Está a reforçar o seu compromisso com as famílias dos trabalhadores, com a comunidade e com os valores fundamentais do mutualismo”, explica Idália Serrão.

Assim, incentivar a aquisição de competências e o trabalho orientado à excelência “é também uma marca das empresas do Grupo Montepio”. Pais e filhos unem-se num mesmo objetivo de presente e de futuro. “[É um objetivo] comum a todo o grupo”, garante.

Finalmente, a responsável sublinhou que o Prémio de Mérito Escolar do Grupo Montepio desempenha um papel fundamental na construção do futuro da Instituição ao “estabelecer uma ponte sólida entre o passado de sucesso e as futuras gerações”.

Seja qual for o futuro destes jovens, e dos outros que seguirem os seus passos, estão lançadas as bases para uma geração de cidadãos informada e curiosa, movida pelo conhecimento.

2.ª edição premiou 61 filhos de trabalhadores

O sucesso da 1.ª edição do Prémio de Mérito Escolar do Grupo Montepio teve seguimento na 2.ª edição, que decorreu entre 7 de setembro e 14 de outubro de 2023. Foram recebidas 85 candidaturas e, após análise minuciosa do júri, decidida a atribuição de um total de 61 prémios.

Destes, 16 foram 1.º lugares ex-aequo (quatro dos 10.º anos, três dos 11.º anos e oito dos 12.º anos) e 46 relativos aos 2.º lugares ex-aequo (12 dos 10.º anos, 13 dos 11.º anos e 21 dos 12.º anos). A exemplo da 1.ª edição, serão atribuídos planos poupança mutualista de 1 000 euros aos 1.º lugares e 500 euros aos 2.º lugares.

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.