No Aquashow, fazer splash é ser feliz

No Aquashow, fazer splash é ser feliz
7 minutos de leitura
H

á sons, cheiros e cores que nos remetem para momentos felizes da nossa infância. No Aquashow, todos estes sentidos convergem para criar memórias intemporais, ativadas ao simples salpico de um splash.

Entrar num parque aquático é a definição máxima de felicidade. Aqui, todos os sentidos contam. A visão é o primeiro, com a dança das cores, das luzes e dos brilhos que refletem os rostos sorridentes. Segue-se a audição: a música que entoa no espaço, o splash na água ou os gritos contidos de adrenalina. Entra em ação, depois, o olfato. Não estamos na praia – também não estamos longe – mas cheira a protetor solar e ao doce aroma de gelados e snacks. O tato entra em ação quando a água suaviza os movimentos e ampara as quedas de um corpo que, aqui chegado, não consegue ficar parado. Finalmente, com a alma saciada de emoções, é a vez do paladar. A fome aperta e as sandes, saladas, hambúrgueres e hot dogs confortam o descanso temporário – até nova ronda de diversão.

“O Aquashow tem atrações para todos os gostos e idades. Um dos nossos slogans é ‘O Parque Mais Completo de Portugal’”, explica à revista Montepio Celestino Santos, diretor-geral do parque aquático que há mais de 20 anos recebe miúdos e graúdos às portas de Quarteira, no município de Loulé.

Com três ofertas distintas, o Aquashow acompanha os ritmos e momentos de vida dos visitantes. Naturalmente, o parque aquático exterior concentra as maiores atenções, ou não fosse aqui que tudo começou. E são já 23 os espaços temáticos que garantem diversão aos visitantes de todas as idades.

O parque interior foi inaugurado em 2022 e conta já com 11 atrações aquáticas, um playground e o Desafio do Céu, um circuito suspenso onde os visitantes vão seguros por um arnês numa “linha de vida”. Aberto durante todo o ano, este parque serve diversos propósitos: além de ter atrações capazes de rivalizar com o “irmão” do exterior, o parque interior tem um spa que ajuda a relaxar depois de um longo dia ou semana de trabalho ou de férias. Destaque, também, para as festas de aniversário, que aqui se realizam regularmente.

A oferta do Aquashow não estaria completa sem a apresentação do hotel, um espaço onde as famílias podem retemperar forças após um dia de folia e entretenimento.

Mamoothblast ou White Fall?

O Aquashow é um dos parceiros mais antigos do Montepio Associação Mutualista. Todos os anos, cerca de 2 500 associados Montepio aproveitam o desconto de 15% no preço do bilhete de entrada (até um máximo de quatro pessoas por Associado) e levam a família a criar memórias que perduram. “Os associados Montepio têm desconto, inclusive, na época alta. Recebemos esse feedback na bilheteira: ‘Sou Associado Montepio, tenho desconto, certo?’”, destaca Celestino Santos.

No Aquashow, os associados Montepio podem experimentar regularmente novas atrações. Em 2024, o espaço acrescentou um campo de minigolfe com 12 buracos, situado no hotel, e dois novos parques infantis. “Estamos atentos ao que o mercado tem para oferecer, mas são sobretudo os nossos fornecedores que vêm ter connosco, pois sabem quais são as necessidades deste tipo de atividade e apresentam-nos novas atrações e tecnologias”, refere Celestino Santos.

Uma das mais recentes incorporações, o Mammothblast, foi o primeiro escorrega ao estilo montanha-russa, com utilização de até cinco pessoas em simultâneo, da Europa. Passados três anos, esta montanha-russa aquática continua a ser uma das atrações mais procuradas pelos visitantes. O escorrega White Fall, que desperta “o pico máximo de adrenalina”, e a Aqualândia, para o público infantil, são outras das atrações que estão no topo das preferências dos visitantes.

PARCEIROS MONTEPIO

Visite o Aquashow e poupe 15% no preço dos bilhetes

Saber mais

Um hotel que é mais que um hotel

Em 2011, o Aquashow inaugurou um hotel de apoio às famílias que passam os dias no parque. “O Hotel Aquashow é, principalmente, um hotel familiar. Aqui, os mais novos criam memórias, muitas famílias repetem visita ano após ano. Por cortesia da nossa empresa, as entradas no parque aquático exterior são gratuitas durante toda a estada no hotel”, garante Celestino Santos. Além disso, os clientes do Hotel Aquashow que frequentem o parque interior têm um desconto de 15% durante a estada. O que significa que, para uma família de 2 adultos e 2 crianças (6-10 anos) que pernoite no Hotel Aquashow, a poupança pode chegar aos 130 euros na visita aos dois parques.

Nos últimos anos, os preços dos hotéis e outras atrações turísticas do Algarve, mas também de Portugal, aumentaram. O Hotel Aquashow não escapou ao aumento generalizado de preços, mas o foco de Celestino e Diana Santos, os irmãos que gerem hoje a empresa, vai além do fator económico. “A nossa preocupação é manter um produto de qualidade, onde os clientes tenham uma experiência positiva e sintam vontade de voltar. E temos um custo que consideramos justo em função dessa oferta”, esclarece Celestino Santos.

Há mais de 20 anos que o Aquashow traz milhares de pessoas por ano até Quarteira. O nome Aquashow é tão reconhecido pelos portugueses que se confunde com o próprio conceito de parque aquático. “É uma mais-valia ser uma empresa familiar porque nos permite perceber o que realmente o nosso principal segmento (famílias) procura num parque de diversões de referência”, reforça Celestino Santos.

“Valores como o respeito e a educação são essenciais na conduta da gestão desta empresa. Somos uma família grande e muitos trabalham na empresa, e ao mesmo tempo que somos colaboradores também somos clientes e consumidores, o que nos torna mais exigentes e acabamos por estar mais atentos a várias situações e pormenores que nos ajudam a crescer e a desenvolver o Aquashow.”

Sustentabilidade e o futuro do negócio

Manter um parque aquático a funcionar no coração do Algarve, região há muito afetada por secas hidrológicas extremas, requer inovação e saber. Celestino Santos confessa que este tema está, há vários anos, no topo das preocupações do Aquashow, uma vez que a água é a base da atividade da empresa. “Temos vindo a implementar novos equipamentos e estruturas que nos permitem reduzir o consumo de água nos nossos espaços”, refere o empresário.

O parque interior, mais recente, já contempla equipamentos de raiz que permitem reduzir os gastos de água. “Conseguimos reutilizar 75% da água da lavagem dos filtros das piscinas. Os outros 25% são tratados e reutilizados para rega”, afirma o responsável. No parque exterior, obras estruturantes vão reduzir o consumo de água em cerca de 40% nos próximos anos. “Vamos construir depósitos para armazenar toda a água possível, seja da chuva, dos duches ou da lavagem dos filtros”, explica. Este ano, como as obras necessárias ainda não estão concluídas, o parque interior vai fechar durante o verão. O parque exterior, por sua vez, reduzirá em 43 dias o tempo de funcionamento. “Foi a solução encontrada para reduzir em 15% o consumo de água, obrigação imposta pelo Governo.”

Entretanto, o Aquashow apresentou também um projeto para captar água salgada e utilizá-la neste estado, apenas com um tratamento químico obrigatório. “Será um projeto também inovador, mas a médio prazo.”

Sem sustentabilidade, não há turismo no Algarve. Obras estruturantes vão reduzir o consumo de água no parque exterior do Aquashow em 40% nos próximos anos

“Na Páscoa atingimos o máximo de lotação diária até à data”

Inaugurado em 2022, o parque interior é a mais recente aposta da marca para combater a sazonalidade, explica Celestino Santos, diretor-geral do Aquashow. Este parque, que integra várias atrações e ainda uma área de spa, é também o aliado perfeito das famílias que escolhem o Hotel Aquashow para pernoitar.

Na última vez que falávamos, o Aquashow preparava-se para inaugurar o parque interior. Como é que o público está a receber este projeto?
O parque interior já tem cerca de ano e meio e está a correr bastante bem, é uma oferta única e diferenciadora que veio colmatar uma lacuna na oferta turística de inverno aos turistas e locais. A procura tem vindo a crescer e há picos nas alturas festivas, como o Natal, o Carnaval e a Páscoa. Nesta última, atingimos o máximo de lotação diária até à data. Também os residentes procuram este espaço para relaxar e para as festas de aniversário dos mais novos.

Por que razão mantêm o parque interior aberto no verão?
Tem a ver com a oferta diferenciadora que este parque apresenta. Muitos clientes procuram um espaço de spa onde possam relaxar, descontrair e fazer o seu próprio horário. Algumas famílias dividem-se: os filhos vão para o parque exterior e os pais ficam a desfrutar do parque interior.

Fazem algum esforço de promoção junto dos clientes estrangeiros, por exemplo, para concorrer com as atrações turísticas do sul de Espanha?
O Hotel Aquashow trabalha essencialmente com famílias, sendo que o mercado português representa cerca de 50% dos hóspedes. Espanhóis e ingleses são cerca de 35% e os outros 15% são de diversas origens. Todos os anos realizamos algumas campanhas online e offline de promoção do produto Aquashow, quer no mercado nacional, quer internacional, onde contamos com o apoio da Região de Turismo do Algarve. Assim, promove-se a região e o produto Aquashow em simultâneo.

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.