Tudo a postos para o Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022

A fase de candidaturas da edição deste ano do Prémio Voluntariado Jovem Montepio decorre de 11 de outubro a 21 de novembro. Conheça as condições.
Artigo atualizado a 26-09-2022

A 12.ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio é uma iniciativa promovida pela Associação Mutualista Montepio e pela Fundação Montepio, que tem como objetivos:

  • Estimular a criação de projetos inovadores de voluntariado jovem;
  • Promover o empreendedorismo em prol do voluntariado;
  • Estimular o conhecimento e a formação sobre voluntariado;
  • Melhorar a qualidade de vida das comunidades;
  • Potenciar o trabalho entre entidades de cariz público, privado e da sociedade civil.

Se pretende candidatar-se ao Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022, explicamos as regras da edição deste ano, fase a fase.

Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2022


Apresentação e seleção das candidaturas

As candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio começam a 11 de outubro e estendem-se até 21 de novembro.

Podem candidatar-se escolas (públicas ou privadas dos ensinos básico, secundário e superior), associações juvenis, associações de estudantes ou outras organizações da economia social que desenvolvam projetos com jovens.

Cabe à organização candidata selecionar os participantes de acordo com as suas competências e motivações de participação e designar um monitor que os acompanhe. Não se aceitam candidaturas individuais.

As equipas devem ser preferencialmente mistas e constituídas por um máximo de três jovens cada, divididas pelos seguintes escalões:

  • 1.º Escalão: 11 aos 14 anos;
  • 2.º Escalão: 15 aos 18 anos;
  • 3.º Escalão: 19 aos 25 anos.

As candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio devem ser enviadas para o e-mail voluntariado@montepio.pt, mediante o preenchimento do respetivo formulário.

As organizações candidatas serão selecionadas de acordo com um processo de avaliação promovido pela Associação Montepio e pela Fundação Montepio.

 

Escolha dos finalistas

Entre as candidaturas selecionadas, serão escolhidas três organizações finalistas por um júri de cinco elementos: um representante da Associação Montepio e um da Fundação Montepio, sendo um deles o presidente; um representante da Direção da Confederação Portuguesa de Voluntariado; um representante da Direção do GRACE; um representante da Carta Portuguesa para a Diversidade; e um representante da Direção do Centro Português das Fundações.

Os resultados serão anunciados na segunda semana de dezembro de 2022.

 

Atribuição dos prémios

As organizações vencedoras e os respetivos participantes receberão um prémio, em dinheiro, atribuído pela Fundação Montepio. O valor varia em função do escalão etário dos participantes:

Assim, cada organização vencedora terá direito a:

  • 1.º Escalão: 750 euros;
  • 2.º Escalão: 1 000 euros;
  • 3.º Escalão: 1 500 euros.

Por sua vez, os participantes receberão, cada um:

  • 1.º Escalão: 100 euros;
  • 2.º Escalão: 150 euros;
  • 3.º Escalão: 250 euros.

 

Vencedores da edição de 2021

Em 2021, o projeto “As Traseiras”, desenvolvido pela Associação Cultural Novas Ideias, de Setúbal, foi o grande vencedor. O projeto visava implementar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inseridos num bairro social, recuperando o espaço verde degradado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, no Bairro 2 de Abril, em Setúbal.

Foram ainda finalistas, ex-aequo, a Cruz Vermelha Portuguesa, com o projeto SAFE (Sexualidade, Afetos, Família e Emoções), e a Direção Regional de Educação (STFP), com o PULAS (Projeto um Lugar ao Sol).

Saiba mais sobre os projetos vencedores do Prémio Voluntariado Jovem Montepio de 2021.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais