11 conselhos para fazer um Curriculum Vitae
Os empregadores demoram poucos segundos a fazer uma primeira triagem aos currículos que recebem. Por isso, esse é o tempo que tem para mostrar o que vale: experiência, conhecimentos, competências e potencialidades.
Lembre-se que o Curriculum Vitae “é a primeira imagem que o empregador tem de si e que poderá, ou não, despertar o interesse para uma entrevista”, nota o “Guia de Apoio à Procura de Emprego”, do IEFP.
Como estruturar o Curriculum Vitae
O currículo deve ser conciso, ou seja, transmitir muita informação em poucas palavras, ser interessante e de fácil leitura e consulta. As recomendações são de Maria da Glória Ribeiro, autora do livro “Eu Sou o Meu Maior Projeto” e especialista em liderança e gestão de carreira.
-
Dados biográficos
No que respeita ao modelo do currículo, a tendência anglo-saxónica é aquela que a autora considera “a mais eficaz”. Em primeiro lugar, surge a apresentação biográfica, incluindo o nome, os contactos telefónicos e os contactos de e-mail e residência.
-
Histórico académico
Devem seguir-se as credenciais universitárias, a formação relevante e o conhecimento de línguas. Maria da Glória Ribeiro recomenda que, se obteve notas muito acima da média, como 80% ou mais, deve revelá-las no seu CV. Quanto aos seus conhecimentos de línguas, “não revele o que de facto não sabe”.
-
Percurso profissional
Seguidamente, o CV deve conter a apresentação cronológica da sua atividade profissional. “Não se perca com informação desnecessária. Apresente feitos e números que provem o seu contributo para o desenvolvimento da empresa”, indica a consultora de executive search. Se for uma organização muito conhecida, pode colocar o respetivo logótipo.
-
Revele algo mais pessoal sobre si
Por último, pode indicar algo mais pessoal sobre si, nomeadamente os seus hobbies, as atividades sociais que pratica ou algo que o “possa diferenciar positivamente”.
Dicas para impressionar
- Adeque cada Curriculum Vitae que envia à oferta de emprego específica a que se candidata. Não caia no erro de enviar sempre o mesmo CV genérico. Faça uma pesquisa prévia sobre a empresa a que se candidata e tente perceber as competências que deve destacar no seu BI profissional.
- Aposte na simplicidade. O seu CV deve ser de fácil leitura e usar uma linguagem simples, clara e direta. Tente transmitir a maior quantidade de informação no menor número de palavras possível.
- Atenção à dimensão. Duas páginas A4 são suficientes. Aposte num CV sintético e reserve os pormenores para um momento de entrevista posterior.
- Inclua sempre os seus dados pessoais: nome, morada, contacto telefónico, e-mail e o link de um perfil profissional que possa ter na Web (de um blogue, por exemplo). A fotografia só é importante para trabalhos do universo da representação ou da moda. Caso contrário, é opcional.
Concretize os seus feitos
- Apresente conquistas e vitórias. Indique dados que evidenciem a forma como superou objetivos e contribuiu com novas ideias para os projetos em curso nas empresas por onde passou.
- Aposte em números. Se comprovar e fundamentar as suas conquistas profissionais com números conseguirá promover-se melhor. Por exemplo, em vez de indicar apenas que contribuiu para o aumento de vendas, quantifique-o, indicando que as aumentou X% em X meses. “Os números grandes são particularmente bons”, mas mantenha-se sempre fiel à verdade.
- Demonstre confiança em si e coloque a modéstia de lado. Se não tiver confiança nas suas competências e aptidões, por que razão um empregador deve ter fé em si?
Erros fatais a evitar
- Nunca minta no seu CV. Não dizer a verdade pode trazer-lhe muitos problemas quando o empregador confirmar as informações. Pode ser ‘apanhado em falso’ logo no momento da entrevista de emprego.
- Tolerância zero aos erros. Depois de redigir o seu CV verifique todos os dados e reveja novamente o documento. São proibidos erros e gralhas que possam parecer desleixo. Se o seu CV apresentar falhas, os empregadores ficarão imediatamente com dúvidas em relação a si.
Formatação e atualidade
- Invista numa apresentação cuidada. Recorra a bullets, escreva frases curtas e aplique o truque de design gráfico de deixar bastante espaço em branco em torno das manchas de texto e entre as diferentes secções do CV, para facilitar a leitura.
- Mantenha o seu CV atualizado, quer esteja à procura de emprego ou não. Deste modo, poderá sempre responder rápida e facilmente a uma oferta de emprego que lhe pareça interessante porque terá sempre a informação necessária disponível.
Última nota
Já tem o seu Curriculum Vitae pronto, revisto e aprovado por outra pessoa em quem tem confiança (amigo ou colega de trabalho, por exemplo)? É tempo de o enviar em resposta a uma oferta de emprego que ambicione.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?