Como preparar-se para o papel de cuidador

Necessita de cuidar de alguém que se encontra em situação de dependência? Conheça alguns cuidados a ter para evitar a exaustão física e mental.
Artigo atualizado a 28-06-2022

Cuidar de de alguém em situação de dependência pode ser avassalador. Em muitos casos, é um trabalho a tempo inteiro e um desafio que requer a sua atenção em todos os momentos. Mas, para um cuidador, deverá ser tão importante saber cuidar da pessoa, como de si mesmo. Fique a conhecer algumas dicas úteis para preparar-se para esse papel.

1. Obtenha o estatuto de cuidador informal

Em algumas situações, quem presta cuidados informais, regulares ou permanentes, a alguém que esteja numa situação de dependência, pode pedir o estatuto do cuidador informal. Este estatuto confere direitos e apoios muito úteis, nomeadamente apoio psicológico, formação e informação. Saiba se pode pedir o Estatuto de Cuidador Informal e conheça os direitos dos cuidadores informais.

2. Prepare a casa

Se está a cuidar de alguém em situação de dependência, é importante fazer algumas mudanças na casa, para que se torne mais segura. Pode começar por instalar iluminação em áreas menos visíveis, colocar rampas de acesso, remover obstáculos, como os tapetes, que possam promover  quedas e aplicar cera antiderrapante.

A casa de banho é uma das divisões a que deve prestar mais atenção. Alguns ajustes importantes passam por colocar tapetes antiderrapantes na banheira ou chuveiro, uma cadeira ou banco de duche e trocar a sanita por um modelo mais adequado aos idosos. Aconselhe-se junto de um especialista sobre os melhores cuidados a ter na sua situação específica.

3. Procure formação e informação

Cuidar de uma pessoa em situação de dependência é um desafio. À medida que o tempo passa e a doença progride, os cuidadores podem dar por si sem saber como responder de forma efetiva. Aprender sobre a doença ou o problema em causa pode ajudar os cuidadores a sentirem-se mais confiantes e capazes de planear o seu futuro.

Se obtiver o estatuto de cuidador informal terá acesso a um Plano de intervenção específico ao cuidador (PIE), elaborado pelo profissional de referência da saúde e pelo profissional de referência da segurança social. O PIE contém estratégias de acompanhamento, aconselhamento, capacitação e formação.

Caso não tenha direito ao Estatuto de Cuidador Informal, poderá registar-se na Área de Cuidadores, no portal ePortugal, onde encontra oferta formativa, vídeos, manuais, relatórios e aplicações que contribuem para facilitar e ajudar a cuidar do cuidador e da pessoa cuidada. Pode também recorrer ao apoio da Associação Nacional de Cuidadores Informais para saber mais sobre os seus direitos e ajudas que pode obter.

4. Organize o seu tempo para ter descanso

Ser cuidador informal pode ser bastante desgastante. Entre os cuidados de higiene e medicação diários, preparar refeições ou acompanhar a pessoa cuidada às consultas, pode ser difícil encontrar tempo para descansar e relaxar. Fazer pausas é fundamental para manter o seu corpo e mente sãos.

Se possível, procure envolver outros familiares na prestação de cuidados para conseguir ter tempo para si. Também pode recorrer à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), para obter períodos de alívio ou descanso, libertando-se temporariamente (máximo 90 dias) das atividades inerentes à prestação de cuidados.

5. Recorra a serviços de Apoio Domiciliário

Se sente que necessita de um apoio, de forma provisória ou permanente, para ajudar a aliviar a pressão diária de ser cuidador informal, recorrer a serviços de Apoio Domiciliário pode ser a resposta certa para o seu caso.

Estes serviços apoiam a nível de higiene pessoal e doméstica, supervisão terapêutica, fornecimento de refeições, acompanhamento a consultas e tratamentos e atividades de animação. Pode recorrer a este serviço através de entidades sem fins lucrativos que prestam apoio à pessoa dependente ou através de entidades privadas.

A Residências Montepio disponibiliza o serviço de Apoio Domiciliário, que inclui apoio na higiene e atividades diárias, confeção e acompanhamento de refeições ou exercícios de reabilitação. Os associados Montepio beneficiam de desconto no acesso a este serviço.

6. Experimente o serviço de Teleassistência

Caso a pessoa cuidada ainda consiga ter alguma independência, a teleassistência pode ser um precioso aliado para que consiga reservar  momentos para si. Este serviço de apoio utiliza tecnologias de informação à distância para garantir que a pessoa cuidada está segura, mesmo que não esteja acompanhada. Caso o familiar caia ou se sinta mal, o serviço de teleassistência oferece uma resposta imediata, a qualquer hora do dia.

A Residências Montepio disponibiliza o serviço de Teleassistência, que garante uma resposta imediata em situações de emergência. Ao acionar um botão, o utente garante contacto 24h por dia, 365 dias por ano, em território nacional. Este serviço está disponível para todos, mas os associados Montepio beneficiam de 10% de desconto na aquisição ou aluguer do Serviço de Teleassistência Montepio.

 

Dicas para cuidar melhor de si

Siga as sugestões do portal ePortugal para ajustar melhor o papel de cuidador informal com a sua saúde física e mental:

  • Procure ter sempre um momento de lazer durante o dia, para fazer o que gosta;
  • Faça pausas regulares durante o mês;
  • Mantenha o contacto com as pessoas que lhe são importantes;
  • Faça exercício regularmente;
  • Procure ter uma dieta equilibrada;
  • Contacte o médico de família sempre que sentir necessidade;
  • Crie uma rede de apoio. Contacte outros cuidadores que estejam a passar por dificuldades semelhantes e participe em terapias de grupo ou individuais.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
  • Quando se trata de
    saúde, é melhor ter
    um plano

    Somos parte do seu presente e do seu futuro. Conheça as soluções que reservámos a pensar na sua saúde e bem-estar.

  • Subscreva o Seguro Montepio Saúde

    Viva mais tranquilo, todos os dias. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio e permite-lhe aceder a uma vasta rede de serviços de saúde: 24 horas/dia, 365 dias/ano.

    Saiba mais

A nossa oferta

Integrar a Associação Montepio também é ter acesso a cuidados de saúde de qualidade. A pensar em si e na sua família, desenvolvemos um alargado leque de soluções de saúde que lhe garantem acompanhamento contínuo e especializado, a preços mais vantajosos.

Plano Montepio Saúde

Plano Montepio Saúde

Exclusivo para associados Montepio, e sem custos de adesão ou permanência, dá acesso a uma vasta rede de prestadores de saúde. Não tem limite de idade e de utilização ou período de carência, nem exclui por doenças pré-existentes.

Seguro Montepio Saúde

Seguro Montepio Saúde

Disponibilizado pela Lusitania Companhia de Seguros aos associados Montepio titulares do cartão Montepio Saúde, permite aceder a cuidados de saúde e a uma vasta rede de serviços a partir de três coberturas distintas ajustadas às suas necessidades.

Serviços ao domicílio Montepio

Serviços ao domicílio

Levamos os nossos profissionais de saúde até sua casa. Os associados Montepio usufruem de vários serviços ao domicílio, entre os quais Médico, Farmácia, Teste COVID-19, Apoio, Acompanhamento, Enfermagem e Fisioterapia.

Teleassistência Montepio

Teleassistência

Disponibilizado pela Residências Montepio, o serviço de Teleassistência protege o utente dentro e fora de casa e garante resposta imediata em situações de emergência. Funciona 24h por dia, durante todo o ano.

Residências para seniores Montepio

Residências para seniores

As instalações da Residências Montepio estão preparadas para cuidar de si e garantir todo o conforto em situações de pós-operatório, recuperação ou de forma permanente e continuada.

Descontos Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Na Associação Montepio usufrui de descontos e vantagens junto de centenas de parceiros. Conheça-os e comece já a poupar.

Clínica de Saúde - Residências Montepio

Clínica de Saúde

Orientada para cuidados de saúde que promovem o envelhecimento ativo saudável e a recuperação física, a Clínica de Saúde é a nova oferta da Residências Montepio para a área da saúde e bem-estar.

Parceiros estratégicos

  • Montepio Saúde - Germano de Sousa
Outros parceiros
Montepio Saúde - AdvanceCare
Montepio Saúde - Lusitania
Montepio Saúde - Residências Montepio

Como aceder ao seu cartão Montepio Saúde na APP?

repsol - passo 1

Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.

Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.

Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.

  1. Ainda não sou Associado Montepio. Posso subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  2. Não. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio.

  3. Como posso usufruir de descontos ao subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  4. Os associados Montepio usufruem até 20% de desconto no Seguro Montepio Saúde, numa lógica crescente de membros do seu agregado familiar incluídos no seguro. A percentagem de desconto é a seguinte: 5% (duas pessoas), 10% (três pessoas), 15% (quatro pessoas) e 20% (cinco pessoas).

  5. Gostaria de aderir ao Plano Montepio Saúde. Como posso fazê-lo e qual o preço?

  6. O Plano Montepio Saúde é um benefício disponibilizado pela Associação Montepio a todos os associados. Trata-se de um plano de saúde gratuito, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para aceder aos benefícios do Plano Montepio Saúde basta apresentar o seu Cartão de Associado nos prestadores de saúde aderentes.

  7. Como aceder ao meu cartão Montepio Saúde na App?

  8. Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.

    Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.

    Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.

  9. O que preciso para usufruir do serviço Médico online?

  10. Tem de ser Associado Montepio, ter o Plano Montepio Saúde e ter ligação à internet durante a consulta (via computador, tablet ou telemóvel).

  11. Que concelhos estão abrangidos pelo serviço Farmácia ao Domicílio?

  12. Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Setúbal e Porto.

  13. Tenho de ser Associado para usufruir dos serviços da Residências Montepio?

  14. Não, mas os associados Montepio beneficiam de descontos nos centros residenciais da Residências Montepio, assim como nos serviços de Teleassistência, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e recuperação respiratória pós-Covid 19.

  15. Quais os principais parceiros de saúde dos projetos de saúde da Associação Montepio?

  16. Advancecare, CUF, Grupo HPA, União das Misericórdias Portuguesas e Lusitania – Companhia de Seguros.

  17. Qual a experiência da Associação Montepio na disponibilização de produtos de saúde?

  18. A ligação da Associação Montepio à área da saúde e bem-estar vem de longa data, nomeadamente através da disponibilização de descontos em parceiros localizados em todo o país, através de projetos e entidades como a Redemut, o Plano Montepio Saúde, o Seguro Montepio Saúde, a Residências Montepio ou a Lusitania – Companhia de Seguros. A experiência acumulada dos congéneres mutualistas europeus, parceiros da AIM e especializados na área da saúde, veio reforçar, na segunda década do século XXI, a competência da Associação Montepio neste setor.

Ainda não é Associado

Saiba mais