Worten: o parceiro Montepio que “tem tudo e mais não sei o quê”

Worten: o parceiro Montepio que “tem tudo e mais não sei o quê”
7 minutos de leitura
Fotografias de Getty Images e Worten
7 minutos de leitura
O

s associados Montepio usufruem de descontos até 15% em quatro marcas do universo Worten: Becken, Kubo, Insys e N’Play. Conheça mais sobre esta parceria e saiba como pode acumular este desconto com as promoções que a Worten regularmente disponibiliza online.

Que a Worten vende “tudo e mais não sei o quê” já sabíamos desde que Ricardo Araújo Pereira começou a protagonizar os anúncios publicitários da marca do grupo Sonae. A novidade é que os associados Montepio podem agora adquirir as marcas próprias da Worten – Becken, Kubo e N’Play – e os produtos Insys exclusivos da Worten com descontos até 15%. O valor é, ainda, acumulável com as campanhas promocionais que a Worten lança regularmente. “Desta forma garantimos que o Associado Montepio tem efetivamente uma vantagem sobre o preço indicado no site da Worten”, refere Nuno Natário, Iberian Head of Commercial da Worten.

A ligação entre a Worten e o Montepio Associação Mutualista não é de hoje, sendo preciso recuar alguns anos para relembrar o tiro de partida da relação. No entanto, nunca esta parceria foi tão próxima, e profícua, como agora. Mas para que os associados Montepio pudessem beneficiar de condições especiais na aquisição das marcas próprias da insígnia do grupo Sonae foi preciso “partir muita pedra”. De acordo com Nuno Natário, a mecânica desta parceria “surgiu com contornos diferentes [dos atuais], de implementação muito complexa”. Após o trabalho conjunto das duas instituições, a mecânica foi simplificada para os associados Montepio que desejam adquirir produtos eletrónicos de qualidade a preços mais acessíveis, e a parceria recebeu luz verde. “Os associados Montepio têm agora a possibilidade de experimentar as nossas marcas com vantagens claras”, garante.

Tecnologia de qualidade, made in Portugal

As marcas próprias da Worten nasceram com dois grandes objetivos: reforçar o posicionamento de artigos de preço competitivo e robustecer a imagem da Worten como especialista em eletrónica, com propostas de valor diferenciadas.

“Os nossos produtos são, reconhecidamente, produtos muito fiáveis, fruto do nosso exigente processo de certificação de qualidade, que os acompanha desde as primeiras amostras até à casa dos consumidores”, explica Nuno Natário. Assim, cada uma das marcas próprias Worten tem o seu papel no portfólio da insígnia do grupo Sonae e satisfaz segmentos específicos de consumidores. “As nossas marcas e respetivos produtos nunca foram vistos como uma commodity ou como um produto indiferenciado e barato”, esclarece o responsável comercial ibérico da Worten.

É importante referir que, por detrás de cada marca própria, existe um “processo continuado e potencialmente oneroso”. Assim, é imperativo perceber qual o território que cada marca pode explorar, para depois reforçar o investimento nas marcas com maior potencial e resultados. “As marcas Becken, Kubo, Insys e N’Play são necessárias e suficientes para cobrir toda a gama de categorias da Worten de ontem e, possivelmente, de amanhã, em que pretendemos vender ‘tudo e mais não sei o quê’”.

Ouvir o mercado, trabalhar o produto

Há várias razões que justificam a longevidade das marcas próprias da Worten, desde logo o foco no consumidor e na satisfação das suas necessidades. Os resultados estão à vista, e marcas como Becken, Kubo, Insys e N’Play têm já uma grande notoriedade junto dos consumidores portugueses.

Outro dos motivos passa pela realização de estudos de mercado para ouvir os consumidores. “[Estes estudos] ajudam-nos a definir e a conduzir o desenvolvimento dos nossos produtos em termos de design, qualidade e fiabilidade”, revela Nuno Natário. Finalmente, é impossível não falar do “elefante na sala” nos tempos que correm: o fator preço. “É uma variável importante”, confirma o responsável da Worten. “Mas há muitos anos que trabalhamos a proposta de valor total e não só o preço.” O preço não é tudo, e a prova disso é a comercialização das marcas próprias da Worten em vários países da Europa. “Sempre tivemos a noção de que não seria sustentável defender um posicionamento puro de preço por manifesta falta de escala”, justifica.

Os consumidores avaliam as marcas próprias da insígnia do grupo Sonae acima de 4 estrelas, numa escala de 1 a 5

Os consumidores também querem sustentabilidade

Sem consumidores, não há marcas. E, sem marcas robustas e inovadoras como a Worten, não há parcerias vantajosas para os associados Montepio. Por isso, o processo de estabelecimento de marcas próprias da Worten começa por “escutar ativamente o consumidor” e depois elaborar uma proposta de valor que seja vencedora numa conjugação de fatores: preço, qualidade, design, serviços associados, disponibilidade e entregas.

E que resposta tem a Worten recebido dos consumidores? De acordo com Nuno Natário, os consumidores avaliam as marcas próprias da insígnia do grupo Sonae acima de 4 estrelas, numa escala de 1 a 5. “Além dos estudos de mercado que realizamos regularmente, prestamos muita atenção aos comentários e avaliações que recebemos diariamente nas plataformas online em que operamos. E temos processos ágeis para fazer chegar essa informação aos fornecedores, aos departamentos de qualidade e pós-venda, aos gestores de produto e comerciais”, explica o responsável.

Os consumidores de hoje, sobretudo os mais jovens, estão informados e são exigentes no que toca ao modo como as marcas trabalham o seu desenvolvimento sustentável. Sendo assim, reduzir a pegada ecológica é um dos grandes desafios das empresas e das marcas para as próximas décadas. A Worten não foge à regra e, ao mesmo tempo que procura seduzir os consumidores com marcas inovadoras a preços justos, tem vindo a trabalhar o eixo da sustentabilidade. “Estabelecemos algumas parcerias interessantes com vários fornecedores e colaboramos ativamente com a Sociedade Ponto Verde para nos ajudar a reduzir a pegada ecológica da marca”, conclui Nuno Natário.

Para os associados Montepio, fica o melhor de quatro mundos: uma parceria com uma instituição portuguesa, ecologicamente responsável e que proporciona um desconto que pode facilmente ser duplo. Uma excelente notícia para os tempos que correm.

Marcas com descontos para todos os gostos e feitios

As marcas próprias e os artigos exclusivos da Worten não deixam ninguém de fora. Conheça os artigos que as compõem e os descontos de que apenas os associados Montepio e familiares podem usufruir.

  1. Becken
    Design, design, design. Reconhecida pela grande maioria dos portugueses pelas linhas exclusivas, mas também pela economia e eficiência dos produtos, a Becken disponibiliza artigos em quase todas as categorias de cozinha, artigos para o lar, beleza e saúde e bem-estar, sejam grandes ou pequenos eletrodomésticos. Entre estes, podemos encontrar ares condicionados, arcas frigoríficas, esquentadores, máquinas de lavar, micro-ondas, fogões, placas, frigoríficos, torradeiras, jarros elétricos, máquinas de café, aspiradores, balanças e medidores de tensão.Os associados Montepio e familiares beneficiam de entre 10 a 15% de desconto em todos os produtos da marca Becken. O desconto é acumulável com todas as campanhas em vigor, com exceção de campanhas transversais a toda a loja/categorias (ex.: dias sem IVA).
  2. Insys
    No mercado há mais de trinta anos, esta marca destaca-se pela inovação, tendo merecido, ao longo dos anos, a confiança e o reconhecimento da comunidade tecnológica. A Insys está presente no segmento dos computadores portáteis, smartphones, tablets, desktops e periféricos de informática como ratos, teclados, monitores, malas e mochilas.Os associados Montepio e familiares beneficiam de 5 a 10% de desconto em todos os produtos da marca Insys. O desconto é acumulável com todas as campanhas em vigor, com exceção de campanhas transversais a toda a loja/categorias (ex.: dias sem IVA).
  3. Kubo
    Marca especializada em pequenos eletrodomésticos, como fritadeiras, robôs de cozinha, máquinas de café expresso, torradeiras ou aspiradores, a Kubo tem as melhores avaliações no site worten.pt na área dos artigos de preparação de alimentos.Os associados Montepio e familiares beneficiam de 10% a 12% de desconto em todos os produtos da marca Kubo. O desconto é acumulável com todas as campanhas em vigor, com exceção de campanhas transversais a toda a loja/categorias (ex.: dias sem IVA).
  4. N’Play
    O nome diz tudo. A N’Play é uma marca Worten especializada em consolas e acessórios de gaming (cadeiras, auscultadores, ratos e teclados). Reconhecidos por melhorar a performance e desempenho dos gamers, os equipamentos da N’Play são postos à prova regularmente pela Team GTZ Bulls. Os acessórios estão disponíveis para PC, Playstation, Nintendo Switch e XBOX.Os associados Montepio e familiares beneficiam de 15% de desconto em todos os produtos da marca Kubo. O desconto é acumulável com todas as campanhas em vigor, com exceção de campanhas transversais a toda a loja/categorias (ex.: dias sem IVA).

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.